- AFINAL, CARRO DE PASSEIO OU TRATOR? -

“o Senhor fez todas as coisas para determinados fins...” Provérbios 16.4

 

 

Rev. Nelson França

 

 

Cada coisa tem o seu lugar e espaço adequados. Um automóvel de passeio, por exemplo, oferece conforto, velocidade; mas, jamais seria adequado para o serviço do campo, pois, aquele ambiente exige um veículo com características diferentes.

A mesma ideia se aplica ao uso de um trator. O seu uso se adéqua plenamente ao serviço no campo; é lento, como o relevo exige e potente para a execução do serviço pesado; porém, é completamente inadequado transitar numa autoestrada.

Portanto, nenhum fazendeiro com bom senso usaria um sedan para arar as suas terras, nem o empresário usaria um trator para fazer uma viagem de negócios.

Isto não significa que um carro seja mais útil e necessário que um trator ou que um trator seja mais necessário e útil que um carro. Tudo isso dependerá do objetivo que se tem em mente quanto ao seu uso.

Estas coisas se aplicam ao ser humano; pessoas que tem potenciais diferentes que podem ser aplicados nos mais variados fins.

Quando se trata de tratores e carros, facilmente os classificamos para os seus fins adequados. Mas, quando se trata da adequação do ser humano ao seu lugar e espaço, a situação fica diferente.

Um trator jamais se sentiria diminuído por fazer o serviço pesado (até porque ele não sente), um carro jamais se orgulharia do seu conforto e velocidade diante do trator (ele também não sente).

Mas, com o ser humano não é assim. O faxineiro, mesmo sendo o mais excelente na sua área, é possível que se sinta diminuído por ser faxineiro. Da mesma forma, o empresário mais simples pode vir a engrandecer-se, apenas pelo fato de ser empresário.

Entretanto, tudo seria mais fácil se estivéssemos satisfeitos com quem somos e com os nossos potenciais; e, além disso, respeitássemos uns aos outros, reconhecendo a importância que cada um tem diante de Deus, uma vez que Ele é o nosso Criador, nos fez e nos dotou com as características que possuímos, as quais não são para serem comparadas com as dos outros, mas, para serem usadas para o louvor da Sua glória.

Logo, a sabedoria está em conhecermos e respeitarmos o potencial uns dos outros.

O Senhor nos ensina isto ao distribuir os talentos. Quando Ele deu a um servo cinco, a outro dois e a outro um, Ele o fez respeitando o potencial de cada um: “...a cada um segundo a sua própria capacidade...”.

O que precisamos, é conhecer o nosso próprio potencial e usá-lo adequadamente.

 

 

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Voltar Editorial
Voltar Editorial
Voltar Editorial

Domingo

Escola Dominical - 09:30hs

Culto Vespertino - 18:30hs

 

 

 

Segunda

Descanso Pastoral

 

 

 

Terça

Reunião de Oração - 06:30​hs

 

Quarta

Estudo Bíblico - 20:00hs

 

Quinta

Reunião de Oração - 20:00hs

(na igreja)

 

Sexta

Artesanato - 14:00hs - 17:00hs

 

Sábado

Programações Eventuais (vide boletim)

Nossos horários

Encontre uma

       Igreja Presbiteriana perto de você             

Rua Copacabana, 207 - Guilhermina - Praia Grande/SP  -  Tel. (13) 3302-9049      

Desenvolvido por: Catia S B Lima - Responsável: Conselho IPPG

                                       

nov/2012 - 2020