top of page

NÃO TENDO ESPERANÇA E SEM DEUS NO MUNDO

“agora, porém, notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam” Atos 17.30

 

 

Rev. Nelson França

 

 

É difícil imaginarmos alguém numa condição assim, tão dura: “sem esperança e sem Deus no mundo”.

Entretanto esta é a condição da humanidade.

Não importa o quão culto, inteligente e rica, seja uma pessoa, sem Cristo como seu Senhor e Salvador, está perdido, condenado ao inferno; ou seja, banido da face de Deus e entregue ao sofrimento eterno.

Esta era a condição de todos os crentes antes de se renderem ao amor de Deus em Cristo Jesus. As palavras de Paulo dirigidas aos crentes de Éfeso, cf. 2.12, deixa isto bem claro não só pra eles, mas também pra todos nós.

A nossa dificuldade em vermos esta realidade na vida de muitos à nossa volta, é que nos iludimos com as aparências. Não conseguimos imaginar uma pessoa educada, inteligente, bonita e bem “situada” na sua vida, enquadrada na condição que o título desta devocional retrata.

Podemos imaginar, sim, um perverso, um indigente, um moribundo nessa condição, mas, não alguém que ocupa um lugar comum ou destacado na sociedade.

Menos ainda conseguimos imaginar esta condição dos homens, quando ela pode se referir à pessoas que amamos.

Em minha própria família há muitos que ainda não creem. Meus irmãos de sangue, por exemplo, não tem a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.

Ou seja, estão sem salvação. Para mim eles são pessoas normais, imperfeitos, sim, mas bons pais, bons maridos, bons profissionais, bons cidadãos.

Entretanto por melhores que eles pareçam a mim, e por mais que os ame, o coração deles ainda não pertence ao Senhor.

Às vezes queremos sustentar, nem que seja intimamente, a impressão de que mesmo não tendo uma posição definida quanto a uma fé genuína em Jesus, não somente os nossos queridos, mas, muitos outros não estão realmente na condição que Paulo retrata no referido verso, contudo, biblicamente, não há como fugir deste fato.

O que fazer então?

Devemos notificá-los. É exatamente isto que Paulo fez aos atenienses ao dizer-lhes:

“Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos”

 

 

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

bottom of page