top of page

A União de Mocidade Presbiteriana (UMP) é uma organização ou sociedade interna presente nas igrejas da Igreja Presbiteriana do Brasil. Tem como objetivo organizar as atividades realizadas com os jovens de cada igreja local e entre diferentes igrejas.Ela é representada nacionalmente pela Confederação Nacional de Mocidade (CNM).

Na IPB, considera-se o ano de 1936 como o ano de surgimento da sigla UMP, sendo que, àquela época já existiam mocidades atuantes em muitas igrejas pelo país. Em 1º de maio de 1944 foi criado o Jornal Mocidade, na Federação do Rio de Janeiro. Em 24 de fevereiro de 1946 era organizada a Confederação Nacional, por ocasião do histórico 1º Congresso. O 3º domingo de maio consagrou-se como o dia da UMP. Em 1960 a Confederação Nacional foi extinta, assim ficando até 1986, quando foi reorganizada. A UMP possui uma revista de circulação nacional chamada "Revista Mocidade Presbiteriana".

História da UMP - União da Mocidade Presbiteriana

Em 1936 os jovens das centenas de igrejas presbiterianas do Brasil já estavam se organizando sob vários nomes, como por exemplo: Sociedade de Jovens, Sociedade Heróis da Fé, Sociedade Esforço Cristão, etc. O Supremo Concílio então recomendou que os pastores dessem todo o apoio para que os jovens se organizassem em cada igreja sob o nome da União da Mocidade Presbiteriana. Daí então estarmos comemorando os 65 anos de “UMP”.

Em 1938 o Supremo Concílio, reunido em Fortaleza-CE, entendeu que os jovens presbiterianos careciam de maior carinho, cuidado e atenção por parte dos ministros em todo o território b(em âmbito nacional). Assim criou a Secretaria Geral da Mocidade, nomeando para exercer o cargo o Rev. Benjamin Moraes.

Em 1946 as demais denominações evangélicas no Brasil já estavam se organizando em âmbito nacional. A partir de sólidas e animadores informações do Secretário Geral, o Supremo Concílio reconheceu que estava no tempo de também os jovens presbiterianos terem a sua organização nacional. No Instituto Presbiteriano Álvaro Reis – INPAR, em fevereiro daquele mesmo ano, foi realizado o Primeiro Congresso Na cional da Mocidade Presbiteriana, e organizada a Confederação da Mocidade Presbiteriana (CMP), hoje com o nome de Confederação Nacional da Mocidade (CNM). O primeiro presidente da Confederação foi o jovem Tércio Epêneto Emerique, mais tarde ordenado pastor.

Em 1960, devido a dificuldades de relacionamento ente a diretoria da Confederação e a direção da Igreja, a comissão executiva do Supremo Concílio resolveu extinguir a Confederação da Mocidade Presbiteriana e alterar a estrutura do trabalho dos jovens quanto à sua organização nacional.

Durante vinte e seis anos a mocidade permaneceu sem o seu órgão maior, mas enquanto isto cresceu o número de federações e surgiram as Confederações Sinodais.

Finalmente, em 1986, sob a coordenação do Rev. Cleómines Anacleto de Figueiredo, então Secretário geral, foi reorganizada a Confederação Nacional.

A cada quatriênio o trabalho vem crescendo de forma positiva e animadora, para honra e glória do Senhor.

Diretoria eleita para ano de 2024

Presidente: Samuel Camargo dos Santos