CRENTES DE “NENHUMA IGREJA
“...mas, agora sois povo de Deus...” 1 Pedro 2:10

Rev. Nelson França

Embora os nomes das novas igrejas sejam criativos, até onde sei, ainda não há nenhuma igreja com esse nome, logo, não se trata de nova denominação. Porém, este título sintetiza uma realidade, que, cf. o jornal “O Estado de São Paulo”, está cada vez mais presente em nossa sociedade.

Segundo artigo sobre o Censo, publicado no dia 08/07/12, no referido diário “...o número de evangélicos sem laços com uma igreja determinada aumentou mais de quatro vezes entre 2000 e 2010...”. Isto significa que muitos que se declararam evangélicos ao referido Censo, declararam também, não fazer parte do corpo de membros de nenhuma igreja.

Com certeza, esse não é um bom diagnóstico. Pois, de um lado, esse número de crentes, ainda que possam ter uma expectativa de tornar efetivamente a congregar, estão, por alguma razão, afastados de sua igreja. Por outro lado, esse mesmo diagnóstico, pode indicar que esse número de crentes, optou, por uma vida cristã “autônoma”, sem vínculo, com qualquer ministério evangélico.

Ambas as possibilidades são tristes. Cf. a primeira, o crente afastado, poderá passar a vida, apenas satisfeito com sua expectativa de voltar a congregar; sem que em tempo algum tome qualquer decisão sobre isso.

Na segunda, o próprio crente, movido por justificativas pessoais, equivocadas, conscientemente se aliena da igreja, resistindo “biblicamente” a todo apelo que recebe para voltar.

Assim, se Deus acrescenta os salvos à igreja (At 2:47), como pensar que é melhor viver separado? Se a eles, Ele recomenda que não deixem de congregar (Hb 10:25), como pode alguém, em sã consciência defender o contrário? Se através do salmista, Ele enaltece a união dos irmãos (Sl 133:1), como se pode desprezar isto? E ainda, como ignorar que as mais célebres figuras referentes à igreja indica coletividade: rebanho, corpo, comunidade, povo, assembleia, comunidade, exército, etc.?

Na verdade, só o Senhor pode definir os que vivem desvinculados de igreja: Crentes de “nenhuma igreja” ou “Crentes” de nenhuma igreja.

                                                                                          

                                                                                               

 

                                                                                                             

Voltar Editorial
Voltar Editorial
Voltar Editorial

Domingo

Escola Dominical - 09:30hs

Culto Vespertino - 18:30hs

 

 

 

Segunda

Descanso Pastoral

 

 

 

Terça

Reunião de Oração - 06:30​hs

 

Quarta

Estudo Bíblico - 20:00hs

 

Quinta

Reunião de Oração - 20:00hs

(na igreja)

 

Sexta

Artesanato - 14:00hs - 17:00hs

 

Sábado

Programações Eventuais (vide boletim)

Nossos horários

Encontre uma

       Igreja Presbiteriana perto de você             

Rua Copacabana, 207 - Guilhermina - Praia Grande/SP  -  Tel. (13) 3302-9049      

Desenvolvido por: Catia S B Lima - Responsável: Conselho IPPG

                                       

nov/2012 - 2020