22 de Abril 2018
ONDE ESTÃO OS LEVITAS?
“vós mesmos... sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo...” 1 Pedro 2.5
Rev. Nelson Franca
É muito comum os participantes de conjuntos de louvor no meio neopentecostal se auto intitularem como sendo "levitas".
Isto na verdade é uma distorção gerada por falta de conhecimento das Escrituras no que se refere ao ministério delegado a essa tribo pelo próprio Deus
Os levitas eram os membros da tribo de Levi; uma das doze tribos de Israel.
Segundo as Escrituras, nos dias de Moisés, essa tribo foi especialmente separada por Deus, para atender todo o serviço do templo. Arão, irmão de Moisés tornou-se o primeiro sacerdote e dele veio toda linhagem sacerdotal.
Naqueles dias era expressamente proibido que qualquer pessoa de outra tribo, sequer tocasse nas coisas do templo; pois eram sagradas.
O rei Uzias, por exemplo, foi duramente castigado, ficou leproso, por desconsiderar esta ordem e querer ele mesmo queimar incenso no templo.
O rei Davi abateu-se ao ver Uzá, que era de outra tribo, ser morto por tentar trazer a arca da aliança para Jerusalém em carro de bois, quando na verdade a arca deveria ser carregada pelos levitas e em varais próprios para essa remoção.
Enfim, aos levitas, cabia todo tipo de serviço no templo. Eles eram encarregados de montar e desmontar a tenda da congregação, carregar todo o material referente ao templo, guardar as entradas do templo, carregar a arca da aliança, acender os incensários, bem como as lâmpadas do templo, receber os animais para o sacrifício e etc.
É verdade que havia também os levitas encarregados da música.
Mas, atualmente, atribuir exclusivamente aos participantes de um ministério de louvor o "título" de levita, é evidenciar total desconhecimento do ministério dessa tribo.
Se os participantes do ministério de louvor são levitas, então, os diáconos, presbíteros, pastores, membros das sociedades internas (saf, ump, upa, ucp) também o são. Pois, todos estes trabalham na igreja do Senhor em todas as áreas.
Logo, alimentar em nossos dias o conceito de que o que serve no louvor é um levita, é ignorar que todos, indistintamente, todos os que creem, são sacerdotes.
Já nos dias de Moisés, Deus havia declarado a todo o seu povo, não à tribo de Levi exclusivamente, mas, a todo o povo, que eles lhes seriam reino de sacerdotes, cf. Ex 19.6.
Séculos mais tarde vemos claramente o cumprimento dessa palavra na afirmação de Pedro em sua 1ª epístola 2.9, "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real...".
Portanto, como diz Isaías 8.20, "À lei e ao testemunho!"; isto é, seja a Palavra de Deus o nosso fundamento; e não as "ideologias", nem as "novidades", nem ainda os "conceitos pessoais" ou mesmo os "modismos eclesiásticos".
Os levitas, nos seus dias, cumpriram o seu papel.
Hoje, é a nossa vez, cumpramos o nosso servindo ao Senhor em todas as áreas.