22 de Abril 2018

  ONDE ESTÃO OS LEVITAS?

“vós mesmos... sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo...” 1 Pedro 2.5

Rev. Nelson Franca

           É muito comum os participantes de conjuntos de louvor no meio neopentecostal se auto intitularem como sendo "levitas".
          Isto na verdade é uma distorção gerada por falta de conhecimento das Escrituras no que se refere ao ministério delegado a essa tribo pelo próprio Deus 
           Os levitas eram os membros da tribo de Levi; uma das doze tribos de Israel.
           Segundo as Escrituras, nos dias de Moisés, essa tribo foi especialmente separada por Deus, para atender todo o serviço do templo. Arão, irmão de Moisés tornou-se o primeiro sacerdote e dele veio toda linhagem sacerdotal. 
           Naqueles dias era expressamente proibido que qualquer pessoa de outra tribo, sequer tocasse nas coisas do templo; pois eram sagradas.
           O rei Uzias, por exemplo, foi duramente castigado, ficou leproso, por desconsiderar esta ordem e querer ele mesmo queimar incenso no templo.
           O rei Davi abateu-se ao ver Uzá, que era de outra tribo, ser morto por tentar trazer a arca da aliança para Jerusalém em carro de bois, quando na verdade a arca deveria ser carregada pelos levitas e em varais próprios para essa remoção.
           Enfim, aos levitas, cabia todo tipo de serviço no templo. Eles eram encarregados de montar e desmontar a tenda da congregação, carregar todo o material referente ao templo, guardar as entradas do templo, carregar a arca da aliança, acender os incensários, bem como as lâmpadas do templo, receber os animais para o sacrifício e etc.
           É verdade que havia também os levitas encarregados da música.
           Mas, atualmente, atribuir exclusivamente aos participantes de um ministério de louvor o "título" de levita, é evidenciar total desconhecimento do ministério dessa tribo.
           Se os participantes do ministério de louvor são levitas, então, os diáconos, presbíteros, pastores, membros das sociedades internas (saf, ump, upa, ucp) também o são. Pois, todos estes trabalham na igreja do Senhor em todas as áreas.
           Logo, alimentar em nossos dias o conceito de que o que serve no louvor é um levita, é ignorar que todos, indistintamente, todos os que creem, são sacerdotes. 
           Já nos dias de Moisés, Deus havia declarado a todo o seu povo, não à tribo de Levi exclusivamente, mas, a todo o povo, que eles lhes seriam reino de sacerdotes, cf. Ex 19.6.
           Séculos mais tarde vemos claramente o cumprimento dessa palavra na afirmação de Pedro em sua 1ª epístola 2.9, "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real...". 
           Portanto, como diz Isaías 8.20, "À lei e ao testemunho!"; isto é, seja a Palavra de Deus o nosso fundamento; e não as "ideologias", nem as "novidades", nem ainda os "conceitos pessoais" ou mesmo os "modismos eclesiásticos".
           Os levitas, nos seus dias, cumpriram o seu papel. 
           Hoje, é a nossa vez, cumpramos o nosso servindo ao Senhor em todas as áreas.

Domingo

Escola Dominical - 09:30hs

Culto Vespertino - 18:30hs

 

 

 

Segunda

Descanso Pastoral

 

 

 

Terça

Reunião de Oração - 06:30​hs

 

Quarta

Estudo Bíblico - 20:00hs

 

Quinta

Reunião de Oração - 20:00hs

(na igreja)

 

Sexta

Artesanato - 14:00hs - 17:00hs

 

Sábado

Programações Eventuais (vide boletim)

Nossos horários

Encontre uma

       Igreja Presbiteriana perto de você             

Rua Copacabana, 207 - Guilhermina - Praia Grande/SP  -  Tel. (13) 3302-9049      

Desenvolvido por: Catia S B Lima - Responsável: Conselho IPPG

                                       

nov/2012 - 2020